Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Pesquisa do Hospital São Vicente de Passo Fundo avalia xarope para aumentar o apetite de crianças

por Ana Lúcia Jacomini

Estudo é feito com 84 crianças de três a dez anos

A Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo está desenvolvendo uma pesquisa com crianças de 3 a 10 anos de idade, que têm queixa de inapetência (não tem vontade de comer), baixo peso e não apresentam outras doenças.

O estudo tem abrangência nacional e será realizado pela Unidade de Pesquisa Clínica do HSVP e Unidade de Pesquisa Clínica do Centro de Medicina Reprodutiva Dr. Carlos Isaia Filho, de Porto Alegre. Segundo o médico pediatra responsável pela pesquisa, Alexandre Fernando Menegat, ainda existe carência de estudos clínicos com a população pediátrica, o que muitas vezes, sujeita os profissionais a recomendarem medicamentos sem indicação precisa.

Por isso, o principal objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia do xarope de ciproeptadina, um anti-histamínico H1 de primeira geração, no aumento do apetite e ganho de peso em crianças com magreza, queixa de inapetência e sem outras doenças evidentes.

A falta de apetite nas crianças pode se tornar um problema. O pediatra explica que a inapetência infantil ou recusa alimentar é um sintoma com incidência importante entre as crianças, sendo uma queixa frequentemente relatada pelos pais e as próprias crianças no consultório.

Quanto ao funcionamento da pesquisa, Menegat detalha que o estudo será realizado com 84 crianças de três a dez anos, com duração de aproximadamente 180 dias. Na primeira etapa (com duração de 60 dias), a criança e os pais receberão orientação sobre a dieta alimentar padronizada. O pediatra salienta que os pacientes que não ganharem peso satisfatório nessa fase seguirão para as próximas etapas, onde receberão os tratamentos.

Em relação ao uso do xarope de ciproeptadina, que será administrado três vezes ao dia, Menegat afirma que esse medicamento tem em sua classe efeitos para o aumento do apetite e ganho de peso.

Contato sobre o estudo

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 2103 4076 ou na Unidade de Pesquisa Clínica do HSVP, de segunda a sexta das 8h às 12h e da13h30min às 17h30min.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais