Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Novo laudo contesta caso de dengue autóctone em Marau

por Camila Agostini

Mais detalhes sobre o assunto você confere na segunda-feira, 25/02, em nossa programação ao vivo

Foto: Ilustrativa / Reprodução Agência Brasil

Conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, no dia 08/02, um morador de Marau estaria entre os casos de pacientes com dengue registrados no Rio Grande do Sul em 2019. Ocorre que, o atestado poderá ser inviabilizado por conta de resultado gerado por meio de um novo exame realizado.

De acordo com informações apuradas pela reportagem da Tua Rádio Alvorada, o laudo mais recente mostra que o marauense, antes diagnosticado com dengue, teria sido vítima de leptospirose. Desde 2015, Marau está entre as cidades brasileiras em situação de risco já que, conforme levantamentos, há no município, focos de larvas do mosquito transmissor da doença. Frente à confirmação do caso autóctone (que se origina do local onde se manifesta) a preocupação das autoridades de saúde era de que a contaminação se dissipasse, o que, de fato, não ocorreu.

O novo resultado, porém, não justifica quaisquer descasos quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do aedes aegypti, vetor de transmissão de dengue, zika e chikungunya.  A orientação principal para a eliminação de possíveis criadouros é manter locais, ambientes e reservatórios livres do acúmulo de água parada.

Na segunda-feira, 25/02, a reportagem da Tua Rádio Alvorada aborda o assunto com mais detalhes em entrevista com o secretário de Saúde de Marau, Douglas Kurtz. Acompanhe em 107.7 FM e plataformas digitais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais