Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Plano de ação impõe necessidade de fiscalização mais rígida nos municípios da Região Covid de Passo Fundo

por Camila Agostini

Prefeito de Marau e presidente da AMPLA explica como gestores se organizaram frente ao alerta do Governo do Estado

Foto: Reprodução Facebook

Na Região Covid de Passo Fundo, após reunião dos comitês regional e técnico, prefeitos apontam necessidade de uma fiscalização mais rigorosa para barrar os números negativos da pandemia do novo coronavírus verificados nos últimos dias.

A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira, 20/05, pelo prefeito de Marau e presidente da AMPLA – Associação dos Municípios do Planalto, Iura Kurtz. Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, o prefeito explicou que diante do alerta emitido pelo Governo do Estado, a gestão regional impede quaisquer flexibilizações que comprometam ações mínimas de combate à pandemia, conforme determinação do chamado Sistema 3As. A pressão no sistema hospitalar, tanto em leitos clínicos, como de UTI, foi a justificativa do governo estadual ao colocar em alerta as regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo.

Segundo Iura, em municípios que apresentam maior gravidade quanto à disseminação do vírus, se confirmam limitadores de horários para atividades coletivas, além da suspensão de eventos e aulas. Em todo o estado, Pelo menos 30 municípios gaúchos interromperam, novamente, as aulas presenciais. Em Carazinho, por exemplo, somente a Educação Infantil está em funcionamento. Na quarta-feira, 19/05, a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Caridade de Carazinho apresentava quase 200% de ocupação.

Para o prefeito de Marau, o novo sistema foi avaliado pelos prefeitos como mais adequado que o modelo do Distanciamento Controlado de bandeiras. “Resta saber se na prática vamos obter sucesso”, destaca o gestor.

Em Marau também uma nova campanha de conscientização deve ampliar o apelo do Poder Público Municipal para que a população faça uso da máscara e não se aglomere: “Aumentamos a dinâmica social e, agora, mais que nunca, estes cuidados são importantes para não regredirmos”.

Clique >aqui e acompanhe a íntegra da entrevista com imagens.

Após o prazo de 48 horas dados às prefeituras em alerta, o plano de contingência regional é encaminhado nesta quinta-feira para apreciação do Governo do Estado.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais