Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Animais auxiliam na recuperação de crianças e idosos internados no Hospital São Vicente de Paulo

por Camila Mendes

O projeto Pet Terapia completa um ano neste mês de novembro

Foto: Gelsoli Casagrande / especial.

Iniciativa idealizada pelos Programas de Residência Multiprofissional da UPF, em conjunto com a Residência Profissional Integrada em Medicina Veterinária, e sugerida ao Hospital São Vicente de Paulo – HSVP. O projeto Terapia Assistida por Animais – TAA completa um ano no mês de novembro, que inicialmente, está sendo oferecido para crianças e idosos internados no HSPV.

“A Terapia Assistida por Animais, mais conhecida como Pet Terapia, são sessões realizadas com pacientes e animais em um espaço hospitalar. O resultado deste ano é positivo, a gente possui uma recepção muito boa através dos pacientes”, explica a coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional, professora Sandra Maria Vanini – Ouça a entrevista dando player no áudio.

O projeto envolve residentes das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária, que trabalham em conjunto para atender as sessões, que acontecem nas terças e quintas-feiras. As sessões para idosos são feitas em uma sala específica para a realização do Pet Terapia. Os idosos também são atendidos no pátio da Instituição, quando os cães são de grande porte. Já para as crianças, o serviço acontece na Pediatria, na sala da Brinquedoteca, com cachorros de pequeno porte.  Cerca de 80 crianças e 50 idosos já receberam a visita dos animais, que por enquanto se restringem a cães.

O objetivo do projeto não é promover a cura de doenças, mas proporcionar benefícios físicos e mentais aos pacientes, envolvendo desde a melhoria da capacidade motora, até o aumento da sociabilidade e da autoestima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais