Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Entenda a “reforma psiquiátrica” e como ela pode ajudar as pessoas

por Camila Mendes

Psicólogas especializadas em saúde da família, falaram sobre o assunto na Tua Rádio Alvorada

Psicólogas Roberta Brizola, Marina Lazareto e Fabiana Schneider, profissionais da Secretaria da Saúde de Marau em entrevista para Tua Rádio.
Foto: Camila Mendes / tuarádio

Movimento que teve início há alguns anos e que tem por finalidade defender os direitos humanos das pessoas portadoras de transtornos mentais, a Reforma Psiquiátrica ganha cada vez mais espaço entre os profissionais da saúde e na própria rede pública de saúde. A reforma está intimamente ligada à Luta Antimanicomial, iniciada no final dos anos 80 com objetivo de fomentar um novo modelo de tratamento, que evite o isolamento e a internação. Para se ter uma ideia, o lema do movimento é “por uma sociedade sem manicômios",

As psicólogas Roberta Brizola, Marina Lazareto e Fabiana Schneider, profissionais da Secretaria da Saúde de Marau, falaram sobre o tema na programação da Tua Rádio. Elas lembraram que o dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada em todo o país já que a Reforma Psiquiátrica é uma política reconhecida pelo governo brasileiro, pela Organização Pan-Americana de Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo elas, mais do que denunciar os manicômios como instituições de violências, a Luta Antimanicomial propõe a construção de uma rede de serviços e de estratégias de atendimento aos pacientes.

Conforme as psicólogas, lidar com transtorno mentais é algo complexo e várias questões precisam avançar neste caso inclusive, o uso excessivo de medicamentos – caso verificado em Marau. O assunto foi tratado há poucos dias, na Conferência Municipal da Saúde, onde dentre as estratégia apontadas, dentro da temática da saúde menta, está o fortalecimento do CAPS – Centro de Apoio Psicossocial e a capacitação dos profissionais da rede de saúde da família, que muitas vezes são o primeiro contato das pessoas que possuem algum transtorno mental.

Levantamento divulgado pelas profissionais é de que entre 75% e 85% das pessoas que possuem doenças mentais, não tem acesso a tratamento adequado no Brasil, o que acaba forçando a hospitalização. Ouça a entrevista no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais