Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Parasitose intestinal: entenda o que é e como se prevenir

por Camila Agostini

Em Marau se tem registro de alguns casos, com transmissão através da uva.

Nesta sexta-feira, 19/02, o Dr. Rubens Rodriguez, do Instituto de Patologia de Passo Fundo explicou sobre um assunto pouco comentado, porém, bastante preocupante, que pode levar até um infarto intestinal ou mesmo um aspecto de “falso tumor”.

Esta doença é causada por um parasita chamado Angiostrongylus que é transmitida por lesmas. Em contato com o corpo humano, o parasita fica diretamente no sangue e os sintomas que podem ser identificados são: febres, dor abdominal, palpitação profunda e intensa. “Em alguns casos é necessário fazer a cirurgia deste segmento doente, por não haver nenhum tratamento medicamentoso, em outros casos o paciente segue com a parasitose. Importante lembrar que quando não diagnosticado pode eventualmente levar o paciente a óbito”, afirma o médico.

Em Marau se tem registro de alguns casos, com transmissão através da uva.

Segundo o Dr. Rubens, algumas dicas são importantes para a prevenção desta doença pouco comum, mas existente, principalmente em nosso estado. Uma delas é a de mergulhar legumes e verduras durante trinta minutos em uma bacia com água sanitária (para cada litro uma colher de sopa); a outra refere-se à utilização da borra de café que pode ser espalhada no entorno da horta, sendo trocada periodicamente, evitando a aproximação das lesmas.      

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais