Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Médico alerta para sintomas que podem indicar um AVC

por Ana Lúcia Jacomini

Conforme André Tessaro, é importante reconhecer os sintomas de forma ágil, para reduzir o risco de sequelas

Foto: Divulgação

É muito comum as pessoas ouvirem falar em AVC, mas ainda pouco se sabe sobre ele. O AVC  - Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame, pode ser isquêmico ou hemorrágico. O isquêmico   ocorre quando há falta de circulação numa área do cérebro, provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia.  Já o hemorrágico é quando há o sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue ou traumatismos.

O alerta é do médico André Luís Tessaro, qua atua junto ao setor de urgência e emergência do Hospital Cirsto Redentor de Marau. Segundo ele, é importante saber reconhecer os sintomas de forma ágil, para reduzir o risco de sequelas.

Junto ao setor de comunicação da casa de saúde, ele elaborou dicas para identificação de sintomas que podem indicar o AVC: peça para a pessoa sorrir, se o sorriso sair torto, ou se a boca entortar para um dos lados é um indicativo de AVC; peça para a pessoa levantar os braços e se ela apresentar dificuldade para levantar um deles, ou após levantá-los, um deles cair, pode ser sintoma de AVC e, por fim, peça para a pessoa repetir uma frase ou mensagem e se ela não compreender ou não conseguir repetir, também pode ser indicativo de AVC.

Conforme o Tessaro, se pelo menos um destes sintomas for identificado, deve-se chamar imediatamente o Serviço Móvel de Urgência  - SAMU, através do número 192.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais