Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Os benefícios do tomate para a saúde

por Ana Lúcia Jacomini

Fruta foi o tema da participação da nutri Ana Daniela na programação da Alvorada

Imagem Ilustrativa
Foto: hortas.info

O tomate é um fruto bastante consumido no Brasil. Sempre que pensamos em salada, é a primeira que nos vem à mente. O que nem todos sabem é que ele é um ótimo aliado da nossa saúde! O tomate é muito rico em vitaminas A, B e C, Potássio, Sódio, Fósforo, Cálcio, fibras e betacaroteno.

Suas variedades também chamam a atenção: tomate de árvore (cujo formato lembra uma pera, com sabor levemente azedo), tomate caqui (também chamado de francês, que chega a medir 10 cm de diâmetro com polpa grossa e um pouco ácida), o tomate do mato (o nosso famoso tomate cereja), entre outras.

Mas o que mais chama a atenção para este fruto é a presença de licopeno, aquela substância que dá cor a ele e, também, à melancia, beterraba, pimentão, entre outros. O licopeno é um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados pelos radicais livres (produzidos durante as funções normais do corpo, pela atividade física – o que não a exclui de uma vida saudável -, tabagismo, consumo de álcool, superexposição ao sol, estresse, etc).

Os antioxidantes, como “evitam” os radicais livres, são responsáveis pela diminuição da probabilidade de câncer. No caso do licopeno, seu consumo diário está ligado à diminuição do câncer de pulmão e, segundo estudo realizado em 1995, pela Escola de Medicina de Harvard, câncer de próstata – em até 34%. Segundo ele, a associação foi mais forte para produtos a base de tomate, ou seja, ele é melhor ainda se consumido cozido.

Valores Nutricionais
Porção: 100 g
Kcal: 24
HC: 4.6
PTN: 0.8
LIP: 0.3
Colesterol: 0
Fibras: 0.6

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais