Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

HCR reforça medidas preventivas com crescimento de casos de Covid-19

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Prevenção vem com mudanças na circulação de visitantes e acompanhantes

Foto: Divulgação/Hospital Cristo Redentor

O Hospital Cristo Redentor (HCR) de Marau divulgou nesta segunda-feira, 17/01, que está colocando em ação os planos de contingência e protocolos atualizados em dezembro de 2021. A informação é da coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HCR, Lidiane Pagnussat, que conversou com a redação da Tua Rádio Alvorada. Segundo ela, a principal mudança foi reativação da ala dos pacientes Covid-19.

Lidiane explica que, apesar de não haver muitas internações, foi preciso retomar esses cuidados. “Nós tentamos organizar o serviço para dar suporte a todos os pacientes com toda a segurança que todo mundo precisa, tanto pacientes quanto profissionais”, explica. Outros cuidados também incluíram novos treinamentos de profissionais do hospital, reforço de medidas preventivas, aumento do distanciamento e organização do fluxo de pessoas. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital, a equipe pede “a compreensão das pessoas a seguir as orientações [da secretaria], a usar a máscara dentro das dependências do hospital, não retirar e usar de maneira correta”. “A gente entende que agora é calor, que é ruim, que é incômodo usar máscara, mas, dentro do ambiente hospitalar isso é muito importante”, complementa.

Ainda, como explica Lidiane, o momento é de alta circulação do vírus. “Como nós já estamos com um grande número de pessoas vacinadas também, muitas pessoas acabam estando assintomáticas e transmitindo”, explica, dizendo que “é muito importante, principalmente em locais coletivos, usar a máscara de forma adequada: cobrindo o nariz, cobrindo a boca e evitar ficar tocando todo o tempo na máscara”.

Visitantes e acompanhantes

 O HCR pretende a diminuir circulação dentro do local. Intenção vem com recomendações para visitantes e acompanhantes para diminuir o fluxo dentro das dependências do Hospital.

Segundo Lidiane, pessoas que tenham sintomas gripais ou tiverem testado positivo para Covid-19 e estão assintomáticas devem evitar ir ao HCR, exceto se for necessário atendimento. “Para visitar outros pacientes, espere o período de isolamento”, destaca. A dica também vale para pessoas que façam parte de grupos de risco, como idosos, pessoas com comorbidades e crianças. De acordo com a coordenadora, “esse não é o momento para nós estarmos visitando os nossos parentes queridos, isso é para a proteção deles mesmo”.

Com relação a acompanhantes, Lidiane elenca alguns cuidados adicionais. Segundo ela, é importante “evitar a troca constante de acompanhantes, se possível ficar uma pessoa pelo maior tempo prolongado”. Outras recomendações incluem evitar levar excesso de mochilas ou malas para o Hospital, não sentar na cama do paciente e realizar contato físico apenas caso seja necessário ajudar o doente. “Sempre, higienizando as mãos, novamente, antes e depois desse contato”, reforça.

“A gente pede para as pessoas que estão com Covid, que estão positivas ou que estão com síndromes gripais, também evitar, novamente, de circular pelas dependências do Hospital sem necessidade”, explica Lidiane. Isso também vale para a pessoa que acompanhar algum paciente com síndrome gripal.


Para ouvir a entrevista com Lidiane Pagnussat, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais