Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vila Maria terá alterações na área da saúde para 2020

por Liliana Trentini

As medidas já estão sendo colocadas em prática

O Ministério da Saúde propôs alterações na área da saúde, especialmente em questão de vacinação e público alvo das campanhas. As medidas já estão sendo colocadas em prática.

Conforme entrevista concedida pela Técnica em Enfermagem do Posto de Saúde de Vila Maria, Sidônia Zabot, as alterações são as seguintes:

FEBRE AMARELA

O Sistema Único de Saúde (SUS) está ofertando uma dose de reforço da vacina de febre amarela para crianças com 4 anos de idade. Em 2013 a vacina passou a ser dose única. Porém, neste ano foi feita uma revisão nas recomendações e determinado que a primeira dose deve ser feita aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. Crianças que fizeram a vacina até 2017, com menos de 5 anos, deverão ser revacinadas. Por isso, será feita uma revisão nas carteirinhas.

Em Vila Maria agora é possível fazer a vacina da febre amarela em qualquer dia da semana.

PENTAVALENTE

Em falta desde junho de 2019, a pentavalente chegou na última quarta-feira (15). Todas as crianças que tinham a vacina atrasada ou necessitavam da mesma serão imunizadas com as 15 doses que foram recebidas. A partir do dia 18, aqueles que precisam da vacina devem aguardar a chegada de novas doses, que acontecerá no início do mês de fevereiro.

CAMPANHA DO SARAMPO EM FEVEREIRO

De 10 de fevereiro a 13 de março está prevista uma importante campanha de combate ao sarampo. O dia "D" de vacinação, será no sábado, dia 15 de fevereiro, quando os postos de todo o Brasil ficam abertos o dia todo. Em Vila Maria a vacinação contra o sarampo tem sido intensificada desde 2016, mas de qualquer forma, será a primeira campanha do ano e a população pode aproveitar o dia "D" para atualizar a carteirinha de vacinação.

CAMPANHA DA GRIPE EM ABRIL

A campanha contra a gripe, realizada todos os anos entre abril e maio, contará com um novo público, os adultos a partir dos 55 anos. A medida tem por objetivo ampliar a vacinação dos grupos mais vulneráveis. O público alvo representará aproximadamente 67,7 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, que já conta com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos, entre outros.

CAMPANHA DA POLIO E MULTIVACINAÇÃO EM SETEMBRO

A mobilização visa atualizar a carteirinha de crianças e adolescentes. Em Vila Maria todas as crianças estão vacinadas contra a poliomielite.

.........

Para mais informações a respeito das alterações ou dúvidas, é possível contatar o Posto de Saúde (UBS central) por meio do fone 54 3359-1003, solicitando encaminhamento para a Sala de Vacinas.

*Informações: Assessoria de Imprensa de Vila Maria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais