Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Gordura no fígado: alimentação saudável pode evitar o problema

por Deise Pagotto

Cerca de 30 mil brasileiros morrem por ano vítimas da doença

Foto: Reprodução/ Internet

O acúmulo de gordura no fígado, chamado de esteatose hepática, é um problema bastante comum que pode ser causado por fatores de risco como obesidade, diabetes, colesterol alto e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Dados mostram que 20% dos brasileiros têm gordura no fígado e cerca de 30 mil pessoas morrem por ano no Brasil, vítimas da doença. De acordo com a nutricionista Ana Daniela Carnieleto, esses dados são preocupantes e estão diretamente ligados a alimentação. 

A gordura no fígado pode ser classificada de acordo com a sua gravidade: nível 1 ou esteatose hepática simples; nível 2 ou esteatose hepática não alcoólica; nível 3 ou fibrose hepática; nível 4 ou cirrose hepática. Ana Daniela explica que o nível mais preocupante é o quatro pois “é a fase mais grave da doença e surge após anos de inflamação, sendo caracterizada por alteração em todo o fígado que causam redução do seu tamanho e deixam sua forma irregular. A cirrose pode evoluir para câncer ou morte do fígado, quando é necessário fazer um transplante de órgão”, explica.

A nutricionista alerta que a gordura no fígado pode ser controlada com alterações na dieta e a prática regular de exercício físico, sendo importante seguir o tratamento adequado para evitar complicações como a cirrose. “Lembramos sempre que o consumo de água é sempre muito importante e fundamental”, finaliza.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais