Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pesquisa aponta que para caso notificado de Covid-19, existem quatro sem notificação

por Ana Lúcia Jacomini

Estudo ouviu mais de quatro mil pessoas, 500 delas em Passo Fundo

A pesquisa busca estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus e a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo
Foto: Divulgação/UPF

Foram divulgados nesta semana, os dados referentes à primeira fase da pesquisa inédita no Rio Grande do Sul que visa estimar, com base científica, o percentual da população gaúcha infectada pela Covid-19 e o ritmo de avanço da pandemia no estado. De acordo com a pesquisa, a estimativa é de que 5.650 pessoas tenham sido infectadas pelo novo coronavírus no Estado. Segundo os pesquisadores, estima-se que para cada caso notificado, existam cerca de quatro casos não notificados.

Em Passo Fundo foram 500 pessoas entrevistadas e testadas por professores, pesquisadores e estudantes das instituições de ensino. As visitas domiciliares ocorreram entre os dias 11 e 13 de abril. Para os pesquisadores, o número gerado nesta primeira etapa mostra que a pandemia está em estado inicial no estado, principalmente devido às medidas de distanciamento social, adotado por cerca de 80% da população, e de cuidados com a higiene e etiqueta respiratória adotadas nas últimas semanas. A tendência, de acordo com os pesquisadores, é que os números aumentem nas próximas fases que devem iniciar em duas semanas.

Nesta primeira etapa do estudo, que é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram entrevistadas e testadas 4189 pessoas em nove cidades: Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz, Uruguaiana, Passo Fundo Ijuí, Caxias Canoas e Porto Alegre. Em Passo Fundo, o estudo contou com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Meridional (Imed). No município, foram 500 pessoas foram entrevistadas e testadas por professores, pesquisadores e estudantes das instituições de ensino.

A pesquisa busca estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus; a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo; o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; e cálculos precisos de letalidade. Para os pesquisadores, o número gerado nesta primeira etapa mostra que a pandemia está em estado inicial no estado, principalmente devido às medidas de distanciamento social, adotado por cerca de 80% da população, e de cuidados com a higiene e etiqueta respiratória adotadas nas últimas semanas. A tendência, de acordo com o reitor, é que os números aumentem nas próximas fases que devem iniciar em duas semanas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais