Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Covid-19: em Marau, testes serão disponibilizados a todos os pacientes da Unidade de Sintomáticos Respiratórios

por Camila Agostini

A partir de agosto, é possível que a distribuição seja estendida aos familiares dos que apresentam sintomas

Foto: Divulgação / Prefeitura de Marau

A Prefeitura de Marau em parceria com o Governo do Estado, estará fornecendo à população o teste via PCR para detectar a presença do novo coronavírus no organismo, a todas as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, dor no corpo) e buscarem atendimento na Unidade de Sintomáticos Respiratórios da Secretaria de Saúde.

Após a avaliação do paciente, o médico poderá solicitar a realização do exame. Vale destacar que para detectar o vírus, é necessário que o paciente esteja com sintomas há  três dias ou sete dias. Antes disso, o resultado pode informar um falso negativo. Também está disponível para os pacientes que procurarem a unidade, o Teste Rápido adquirido pela Prefeitura de Marau, que detecta os anticorpos da doença. Porém, para um resultado confiável, o período de espera até a realização, deve ser entre 10 a 14 dias após o início dos sintomas.

Ambos os testes são oferecidos de forma gratuita, porém, destaca-se que a consulta é obrigatória pela rede pública de saúde, na Unidade de Sintomáticos Respiratórios, que fica anexa à Secretaria Municipal de Saúde. As consultas no local são agendadas diariamente, a partir das 6h, através do número 156. A partir do mês de agosto, a previsão é que os testes sejam ofertados também para os familiares da pessoa infectada que busque atendimento.


O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro (referência) no diagnóstico da Covid-19. A confirmação é obtida a partir da detecção do vírus, processo dado pela transformação do RNA, molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. O exame exige pedido médico e a metodologia consiste na análise de uma amostra que é coletada por raspagem no nariz ou na garganta.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Marau

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais