Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

HCR divulga Plano de Contingência aos colaboradores

por Ana Lúcia Jacomini

Na tarde desta segunda-feira, direção do hospital e secretaria de saúde se reúnem

Foto: Divulgação

O Hospital Cristo Redentor de Marau - HCR,  revisou seu Plano de Contingência para Infecção Humana (COVID-19) Coronavírus. O material foi elaborado pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), a partir de orientações da OMS - Organização Mundial de Saúde e em consonância com as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Marau.

As orientações para atendimento em casos suspeitos e biossegurança foram repassadas pelas integrantes da CCIH, Enfermeira Gestora, Marla Nunes do Nascimento e pela Farmacêutica, Luci Bavaresco. Alguns dos principais itens repassados circundou entorno da padronização de rotinas nos atendimentos e orientação aos pacientes que chegam através da Urgência e Emergência e nos demais setores.

Conforme o diretor administrativo do HCR,  Marcelo Borghetti, é necesário passar informação real e adequada aos pacientes e também sobre a procura consciente e racional dos serviços de saúde do Hospital Cristo Redentor. “É preciso que haja a procura consciente pelo HCR para que se evite ao máximo aglomerações desnecessárias”. 

Conforme a diretoria do Hospital Cristo Redentor, outras medidas poderão ser tomadas ainda, em casos de possível suspeita ou confirmação de algum caso na instituição. Até o momento não há casos suspeitos ou confirmados atendidos no HCR. Na tarde desta segunda-feira, 16/03, a direção do HCR estará em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde para discutir outras possíveis medidas quanto à situação.

As orientações:

Entre vários pormenores e orientações passadas diretamente à gestores e colaboradores; foi definido que:

  • os atendimentos de urgência e emergência passarão por pré-triagem em guichê ao lado da porta de acesso.
  • as visitas à pacientes internados estão suspensas por tempo indeterminado
  • a orientação é para que se acesse o ambiente hospitalar somente em caso de real necessidade.

Conforme informações da CCIH - Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, os colaboradores e gestores estão orientados corretamente quanto ao contato com os pacientes e todos seguem as orientações do Ministério da Saúde que estão em constante adaptação conforme quadro atual do vírus.

O que é o Coronavírus:

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Segundo o Informe epidemiológico atualizado em 14 de março, através do Centro de Operações de Emergência do RS, até o momento, foram notificados 386 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 85 foram descartados, 297 estão em investigação como suspeitos e quatro casos foram confirmados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais