Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Vacina da gripe é liberada para a toda a população

por Ana Lúcia Jacomini

Aplicação acontece nas ESF de referência

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

A partir desta segunda-feira, 15/05, a aplicação de vacina contra a gripe está aberta para toda a população acima dos seis meses de vida. As doses são aplicadas nas Estratégias de Saúde da Família. Os postos atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.

“A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

A vacina estava sendo aplicada apenas em idosos acima de 60 anos; crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, puérperas; imunossuprimidos; indígenas; profissionais da saúde e da educação; pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo e portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade.

De acordo com Lisiane Dallagnese, coordenadora da Vigilância em Saúde no município de Marau, a vacina é um dos métodos preventivos mais efetivos, considerando que quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus e a ocupação nos hospitais. Além do benefício coletivo, a vacina traz uma resposta imunológica que diminui as chances de agravamento da doença ou a evolução para quadros de pneumonia e até a morte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais