Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Conheça melhor os benefícios da pipoca

por José Salvador Maculan

Suas fibras são de grande importância na prevenção do câncer de intestino

Foto: Divulgação

 

Com o friozinho chegando de vez, alguns alimentos tornam-se mais apetitosos para curtir os momentos a dois ou em família/amigos. A PIPOCA é um destes alimentos. E ela não é tão ruim como diz a sua fama. Ao contrário do que se pensa, a pipoca pode nos fazer muito bem se seguirmos alguns rituais de preparo que veremos ao final da reportagem.

Estudos internacionais demonstram que a pipoca é um tem mais antioxidantes que algumas frutas e verduras. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, fortalecem o sistema imunológico, protegem a visão e previnem de alguns tipos de câncer. Ela também é um ótimo lanche para diabéticos, já que o amido resistente não provoca elevações repentinas na taxa de açúcar no sangue.

As fibras presentes neste grão também são de grande importância no funcionamento intestinal e prevenção do câncer de intestino – se ingerida a quantidade suficiente de água. Além disso tudo, a pipoca ainda contem boas doses de ácido fólico, fósforo e potássio.

Mas, como falamos anteriormente, alguns cuidados são necessários:

  1. Aqui, falamos na pipoca aquela da vovó, de panela ou pipoqueira mesmo. Afinal, a de micro-ondas nos deixa “de língua ensaboada” – sinal que ela contém muita gordura – além de conter uma grande quantidade de sal, que aumenta a pressão arterial;
  2. Utilize a menor quantidade de sal e óleo possíveis;
  3. A pipoca doce deve ser evitada, ainda mais se você tiver diabetes;
  4. Como todos os alimentos, devemos ter consciência da quantidade ingerida. O que acontece é que não prestamos atenção à ela quanto comemos, o que nos faz comer demais. Cuidado! A dose recomendada é de 2, 5 a 2 xícaras de chá.

 

  • Fonte: Nutricionista Ana Daniela Carnieletto


Para acompanhar o áudio com a entrevista basta clicar  no ícone abaixo

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais