Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

No Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, oncologista diz que doença é tratável e curável

por Camila Agostini

Tua Rádio Alvorada entrevista Pablo Santiago responsável pelo Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP

Foto: Divulgação HSVP

Há algumas décadas, falar em combate ao câncer infantil era considerada medida sem sentido pela sociedade médica. Atualmente, porém, promover a conscientização global e o diagnóstico precoce da doença é uma campanha tão válida quanto importante. Por isso, em 15 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância. A data foi instituída em 2001 pela ICCCPO - Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer. No ano de 2002, iniciou se a campanha mundial de conscientização que continua desde então.

Segundo o oncologista pediátrico, Pablo Santiago, responsável pelo Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, o câncer na infância e adolescência é tratável e curável. “A gente sabe que esta é a segunda causa de mortes entre crianças e adolescentes, embora não seja um quadro comum. Mas estabelecer um diagnóstico precoce é fundamental”, destaca o médico. Leucemias agudas são as mais comuns em meio a este público, segundo dr. Pablo. Em segundo lugar, as neoplasias do sistema nervoso central são as mais incidentes. Os sintomas podem ser comuns a outras doenças, o que também serve de alerta para as famílias. Febre persistente, perda de peso, ínguas, manchas no corpo e aumento do abdômen são alguns dos sinais que podem representar perigo.

Na região de abrangência do HSVP de Passo Fundo, a estimativa é de que surjam, por ano, entre 100 e 130 novos casos de câncer infantil e infantojuvenil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais