Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Endoscopia e colonoscopia: diretor técnico do HCR explica sobre os procedimentos

por Camila Agostini

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3342 9414

Foto: Divulgação

Os atendimentos na Unidade de Endoscopia Digestiva do Hospital Cristo Redentor ocorrem desde abril de 2019, com objetivo de atender a população de Marau e região. O atendimento é realizado de forma humanizada e com a devida atenção a cada paciente, individualmente.

O HCR oferece serviços de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e procedimentos endoscópicos, realizados por equipe treinada e em instalações novas e modernas, atendendo todos os requisitos necessários para que sejam feitos exames com ênfase na qualidade dos serviços.

Se o paciente já possui a solicitação para realização dos exames, basta o contato com o setor de agendamento.

Conforme explica o diretor técnico do HCR, Guilherme Garcia Vieira, a endoscopia digestiva alta é um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. “O exame é realizado através da introdução, pela boca, de um aparelho flexível, com iluminação central, que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado com sedação, utilizando medicação administrada de forma endovenosa para permitir que o paciente relaxe e adormeça. A avaliação é feita em tempo real e traz a possibilidade de inúmeras intervenções terapêuticas”, explica o médico. A endoscopia pode ser solicitada em situações variadas, sendo as mais comuns: dor ou dificuldade ao deglutir, rouquidão, emagrecimento, sangramentos gastrintestinais, anemia de origem incerta, história familiar de câncer, entre outras.

A colonoscopia é procedimento padrão-ouro (mais adequado) para exame do cólon (intestino grosso). “Semelhante à endoscopia digestiva alta, com a devida indicação, é um exame útil em todos os grupos etários. A colonoscopia pode ser solicitada na presença de diferentes sinais e sintomas, como por exemplo: no rastreamento, vigilância e acompanhamento do câncer colorretal; na ressecção de lesões neoplásicas, em quadros de doença inflamatória intestinal, em casos de diarreia desconhecida e no tratamento de hemorragias e estenoses, entre outros”, detalha Guilherme.

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3342 9414.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais