Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Dia mundial do doador de sangue é comemorado no dia 14/06

por Ana Lúcia Jacomini

Mês de Junho Vermelho alerta para a importância da doação de sangue

Foto: Divulgação

No dia 14/06 é celebrado o dia mundial do doador de sangue, e para falar sobre a data e sua importância, a Tua Rádio Alvorada conversou com Alexandra Mazzoca, que é responsável pelo setor de captação do Hemopasso, ligado ao Hemocentro Regional de Passo Fundo.

A data de 14 de Junho foi escolhida em homenagem ao aniversário de Karl Landsteiner, responsável pela classificação dos grupos sanguíneos e descobridor do fator RH. Além disso, o mês de junho é um dos períodos de maior queda no recebimento em bancos de doação de sangue, pois com a chegada do frio, as doenças respiratórias e virais impossibilitam a doação, mesmo que sejam com sintomas leves.

A doação de sangue é extremamente importante, e com a doação de uma única pessoa podem ser salvas até 4 vidas, devido aos 4 hemocomponentes presentes no sangue.

Para realizar a doação é necessário:

  • Se menor de 16 anos, estar acompanhado de um responsável ou com autorização reconhecida em cartório;
  • Pesar acima de 50kg;
  • Apresentar documento com foto;
  • Estar bem alimentado e hidratado.

A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos, e se houve doação regular antes dessa idade, é possível doar até completar 70 anos.  Após a doação, não é recomendado fazer esforços físicos, como dirigir, ir à academia, etc. A doação de sangue atestado em caso de trabalho que exija esforço. Os homens podem fazer a doação a cada 60 dias, e as mulheres a cada 90 dias.

Além do Hemopasso, o Hemocentro também tem unidades de coletas quinzenais em Frederico Westphalen, e de coletas mensais em Santo Ângelo, e irá inaugurar em breve uma unidade em Lagoa Vermelha. Há também a unidade móvel do Hemopasso, que tem um menor aproveitamento devido à questões de equipamento laboratorial, e cerca de metade do sangue coletado pode ser usado. Devido à proximidade com Passo Fundo, não há planos de uma unidade em Marau.

O Hemopasso funciona para doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, recebendo aproximadamente 70 pessoas por dia para realizar doações. Os tipos sanguíneos mais requisitados são o O Negativo, por ser doador universal, e o O Positivo, por ser doador dos grupos positivos, mas vale ressaltar que todas as doações são bem vindas e necessárias. É possível realizar agendamentos através dos fones (54) 3311-1427 ou (54) 3311-5555, e através do site do Hemopasso

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais