Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Drive Thru de vacinação atende, também, população sem veículo

por Taliane Radaelli

Cerca de 200 vacinas são aplicadas a cada hora de drive thru, em Marau

Foto: Reprodução / Arquivo pessoal Iura Kurtz

Marau adotou o sistema drive thru para a aplicação de doses da vacina contra a Covid - 19, o que implica em uma diferente organização das equipes de saúde do município. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, Fernanda Garbin, enfermeira e integrante do COE - Centro de Operações Emergenciais de Marau, destacou alguns pontos importantes.

Segundo ela, cerca de 200 vacinas são aplicadas a cada hora de drive thru. Essa agilidade só é possível graças à contribuição da população, que chega ao local com os documentos organizados e em mãos, e pela equipe composta por 30 pessoas. Fernanda explica que a equipe foi dividida em alguns setores, um grupo é responsável pela organização do trânsito e das filas e outro pela coleta da documentação, além das equipes de aplicação e registro da vacina. 

Uma dúvida frequente da população está ligada às pessoas que não possuem veículo. Nesse caso, explica Fernanda, há uma organização diferente.Quando a pessoa chega ao local de vacinação ela recebe uma senha e é orientada a aguardar o momento em que será atendida. A cada 30 minutos, é feita uma pausa na vacinação de quem está na fila do drive thru para atender quem está aguardando na praça de alimentação. Essa medida, explica ela, permite que todos sejam vacinados e também evita aglomerações. 

Outro destaque é a sala de vacinas instalada no Parque, de acordo com Fernanda, uma unidade móvel foi montada com todas as exigências de armazenamento para que seja possível receber os imunizantes da Pfizer e da Janssen. 

Por fim, Fernanda faz um alerta: é importante que a população entre em contato com o seu ESF para conferir se o cadastro está ativo. Como explica a enfermeira, é a partir deste cadastro (Cartão SUS) que o Estado contabiliza as doses que devem ser destinadas a Marau. Se um marauense não estiver com o seu cadastro atualizado, o município não recebe a dose referente a essa pessoa. Além disso, o Cartão SUS atualizado e ativo também é um documento obrigatório para o dia da vacinação. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais