Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado nesta terça-feira

por Ana Lúcia Jacomini

HCR de Marau possui gência transfusional que armazena sangue para pacientes da microrregião

Agencia Transfusional do HCR
Foto: Mariana Spuldaro/Especial/Rd Alvorada

Nesta terça-feira, 14/06, é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS), preconiza um ideal com 5% da população mundial como doadora de sangue, porém, atualmente, esse índice é de apenas 2%. Na região, há dois locais que recebem doação de sangue, o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso, e o Hospital São Vicente de Paulo.

O Hospital Cristo Redentor (HCR) de Marau, por sua vez, mantém uma agência transfusional que armazena sangue para pacientes da microrregião, e faz as transfusões quando necessário. De acordo com a enfermeira Mariana Spuldaro, o material é enviado pelo Hemopasso e a contrapartida é de oferecer três doadores para cada bolsa recebida.

Segundo ela, neste ano, o HCR já recebeu 260 bolsas de sangue. Logo, a contrapartida deveria ser de 780 doações, porém, até o final de maio, apenas 124 pessoas doaram sangue no hemocentro. Isso significa que o saldo negativo é de cerca de 650 bolsas. O HCR realiza várias mobilizações, ao longo do ano, para levar os doadores até Passo Fundo.

Recentemente, o Ministério da Saúde diminuiu a idade mínima para ser doador. Agora, jovens com 16 e 17 anos já podem doar sangue, desde que acompanhados pelos pais. A idade limite é 69 anos. Além da faixa etária, outros pré-requisitos são necessários para ser doador de sangue, como por exemplo: estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado e alimentado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais