Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Novembro Laranja: Campanha de Alerta ao Zumbido

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

O problema vem crescendo no país e já afeta, aproximadamente, 40 milhões de brasileiros

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Comunicare

O Novembro Laranja traz uma companha de conscientização muito importante e pouco lembrada pelos brasileiros. Trata-se da Campanha de Alerta ao Zumbido, um problema que já se tornou muito comum e que afeta grande parte da população. Quem falou sobre o assunto, na Tua Rádio Alvorada, foi o médico Erik Xavier, especialista em saúde do ouvido, garganta e nariz e também a fonoaudióloga, Patrícia Zart.

Segundo Erik, o Novembro Laranja é uma campanha iniciada em 2009, que busca alertar a população sobre o “zumbido”, um problema que afeta cerca de 40 milhões de brasileiros. Xavier explica que os principais sintomas para o problema é um barulho, produzido pelo próprio ouvido, percebido principalmente em um local silencioso. Este zumbido pode se assemelhar a um apito, barulho de cachoeira ou mar.

Erik conta que normalmente, esse é um sinal de que há algo errado, ou seja, a real preocupação não é o zumbido, mas a causa dele, que pode estar relacionada a alguma alteração metabólica, como por exemplo, a alteração dos níveis hormonais de tireóide, e na maioria dos casos, a perda da audição. O zumbido pode afetar pessoas de todas as faixas etárias. Como explicam Patrícia e Erik, é mais comum que o problema afete os adultos a partir de 30 anos, porém, há um aumento no número de casos registrados em pessoas maias jovens, segundo eles, esse aumento está relacionado ao uso excessivo e em volume muito auto do fone de ouvido.

É na hora do tratamento que os fonoaudiólogos mais participam do processo, como explica Patrícia, o médico otorrino realiza exames, principalmente de audiometria e laboratório, para a identificação do problema e também das causas. Os profissionais destacam que não é possível acabar totalmente com o zumbido, mas com os tratamentos corretos acontece a diminuição do incomodo. Esses tratamentos podem ser feitos através de medicação e aparelhos auditivos.

Confira as entrevistas completas com Erik Xavier e Patrícia Zart no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais