Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Passaporte vacinal começa a ser obrigatório para cinco atividades

por Bruno Roso
Foto: Divulgação/Internet

A partir de segunda-feira, 18/10, entra em vigor a exigência de apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19, no Rio Grande do Sul. O que vem sendo chamado de “passaporte vacinal” se tornará obrigatório, a partir da próxima semana, para cinco grupos de atividades considerados pelo estado como de alto risco de contaminação.

As casas noturnas deverão exigir o passaporte vacinal. Da mesma forma, será exigida a vacinação para quem quiser acessar casamentos, festas de debutante, festas infantis ou qualquer outro evento social que seja realizado em clubes, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares.

O acesso às atividades artísticas também dependerá do passaporte vacinal. Neste grupo, estão incluídos os cinemas, teatros, shows, circos e demais ambientes de espetáculo.

As atividades coletivas de lazer também serão restritas a quem já se vacinou. Assim, a carteirinha de imunização será exigida para acessar os parques de diversão, temáticos, aquáticos e de aventura. Neste sentido, também estão os parques naturais, os jardins botânicos, os zoológicos e outros atrativos turísticos similares.

O quarto grupo de atividades contempla feiras e exposições corporativas. Também estão na lista convenções, congressos e similares, sejam eles organizados por entidades privadas ou públicas.

As competições esportivas fecham a lista de atividades que dependem do passaporte vacinal. E isso não inclui apenas os jogos de futebol, mas o acesso a todos os outros ambientes de competição, como ginásios, academias e clubes que façam disputas de qualquer esporte com público.

Como emitir o certificado de imunizado

Para tirar o o passaporte vacinal o gaúcho terá de acessar a plataforma Conecte SUS ou baixar o aplicativo de mesmo nome. Depois, é só clicar em cidadão e criar uma senha. Se você já usou algum serviço oferecido pelo governo federal, é provável que você tenha se cadastrado na conta gov.br, que garante um único login para todos os serviços digitais.

Uma vez dentro do sistema, basta ir em vacinas e clicar em qualquer uma das doses. Na tela que abrir aparecerá, no rodapé da página, o botão Certificado de vacinação. O documento aparecerá com os dados pessoais e da vacina na frente e um QR Code no verso para que se verifique a validade. É possível, também, exportar as informações em PDF para guardá-las no celular ou imprimir o documento. Aí depois de todo esse processo é só apresentar o documento impresso ou digital e terá o acesso livre.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais