Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

"É preciso falar sobre suicídio e desmistificar a saúde mental", defende médico

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Donders Wonders

Pelo menos 17% da população brasileira já pensou em cometer suicídio. Dezessete a cada cem pessoas tem essa ideia fixa, pelo menos em algum momento da vida, destas, cinco já elaboraram planos, três já tentaram tirar a própria vida e uma já precisou de atendimento médico em decorrência do fato. Sem contar, as que chegaram ao objetivo. Os números foram divulgados pelo psiquiatra Eduardo Tedeschi, em entrevista para a Tua Radio.

Para reverter os dados, segundo ele, é preciso derrubar o mito de que não se pode falar sobre atitudes suicidas. Tanto que o médico acredita que a própria escola, seja um local para diálogos sobre o tema. As mudanças de comportamento, segundo ele, em sua maioria, são indicativos de problemas e sofrimentos psíquicos. O mesmo se aplica aos ambientes de trabalho e familiar.

Tedeschi explica que nos dias de hoje, para a medicina e para a psicologia, o pensamento suicida é considerado um sintoma dos transtornos psíquicos. “É como uma febre, que pode significar pneumonia”, explica ele. Depressão, stress, ansiedade e até esquizofrenia, podem ser o diagnóstico para a pessoa que tem pensamentos suicidas. A prevenção do suicídio torna-se fundamental nesse sentido, garante o médico, com a realização do tratamento dessas doenças. Ele explica que o acompanhamento pode ser psicoterápico ou farmacológico, ou, ainda, unindo ambos: terapias e remédios.

O psiquiatra, que atua no Hospital Cristo Redentor de Marau, revela que é objetivo dos profissionais da área, desmistificar o funcionamento das equipes de saúde mental e mostrar para a comunidade, que não é feio procurar ajuda. A busca por um profissional não deve ser a última saída, conforme Tedeschi. Ter acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, defefende ele, não signfica que a pessoa está louca e sim, que busca uma melhor qualidade de vida.

Sua entrevista, na íntegra, está no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais