Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Rio Grande do Sul vai antecipar segunda dose de Astrazeneca e Pfizer

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Decisão colegiada foi tomada nesta segunda-feira, 12/07

Imagem Ilustrativa
Foto: Divulgação/PM Marau

Em decorrência da suspeita de dois casos da variante delta (com origem na Índia) no Rio Grande do Sul e a quantidade de doses de vacinas Astrazeneca reservadas para a segunda dose na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde definiram pela antecipação de 12 para 10 semanas o intervalo entre as doses da vacina contra a Covid-19 dos fabricantes Astrazeneca e Pfizer.

De acordo com a secretária Arita Bergmann, o objetivo é garantir melhor resposta de imunidade para essa nova variante. O governo estadual tem mais de 687 mil doses da Astrazeneca reservadas, para serem distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde e aos municípios nos próximos dias. Quanto a Pfizer, o adiantamento da aplicação não trará impacto neste momento, pois não há remessas com prazo para dose dois até o início de agosto.

Na reunião dos gestores de saúde, nesta segunda-feira, 12/07, também foi definido, pelos governos estadual e municipais, sobre a vacinação de crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos, 11 meses e 29 dias, que apresentem comorbidades, com o imunizante da Pfizer. Esta vacina tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária.

Esse grupo começará a ser vacinado a partir da próxima distribuição, em que o Estado enviará doses específicas para a faixa etária. Ainda será publicada uma nota técnica especificando as comorbidades que serão abrangidas. De acordo com a a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos, todas as pessoas com essa idade que vieram a óbito no Rio Grande do Sul tinham alguma comorbidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais