Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Nutricionista responde: Existe diferença entre o açúcar das frutas e o de doces?

por Deise Pagotto

Ana Daniela Carnieleto explicou a diferença no Saúde e Bem-Estar

Foto: Divulgação

O açúcar é um componente de muitos alimentos e aí surge a dúvida. O açúcar presente nas frutas é o mesmo açúcar encontrado em doces? Há alguma diferença entre eles? De acordo com a nutricionista, Ana Daniela Carnieleto, há diferenças não no açúcar, mas sim no valor nutricional que cada alimento que contém o açúcar possui.

Comparando os níveis de açúcar de uma fruta com o leite condensado, por exemplo, a quantidade é mesma, só que as frutas têm muitas vantagens em relação a doces. As frutas oferecem, além de açúcar, vitaminas, fibras, antioxidantes e água, enquanto os doces não apresentam nenhum valor nutricional. “No leite condensado teremos só a caloria e logo teremos fome novamente. Já com a fruta teremos a fibra e outros componentes que estabilizam a glicose e que não deixa que a fome apareça tão rapidamente”, explica Ana. Por tanto, as frutas têm muita fibra, o que retarda a digestão da glicose feita pelo corpo. Dessa forma, o organismo terá mais tempo para digerir este componente ao invés de logo armazená-lo, em forma de gordura, como acontece com os doces.

A nutricionista lembra também que tudo o que é em excesso faz mal. Não é porque a fruta tem muitos componentes que fazem bem para a saúde que pode ser consumida sem restrições. “Deve haver um limite em tudo o que comemos. Não podemos abusar”, comenta. “O ideal é consumirmos frutas todos os dias, numa média de três ao dia e de preferência diferentes, pois cada fruta possui propriedades próprias”, finaliza.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais