Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tua Rádio Alvorada promove debate sobre o Setembro Amarelo

Baixar Áudio por Camila Agostini

Acompanhe a íntegra do programa transmitido direto do HCR no player de áudio

Foto: Divulgação

A prevenção é sempre o melhor caminho. Procurar ajuda é fundamental para evitar os riscos impostos pelas doenças mentais e males da alma. Esta é a mensagem dos profissionais da saúde que na manhã desta quinta-feira, 12/09, estiveram reunidos no Hospital Cristo Redentor, onde a Tua Rádio Alvorada promoveu debate sobre o Setembro Amarelo. Estiveram presentes no programa transmitido ao vivo pela emissora, o médico psiquiatra José Ribamar Fernandes Saraiva Junior, a psicóloga clínica e organizacional do HCR, Jaqueline Moreira, e a Coordenadora de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde de Marau, Fernanda Garbin.

Ouça a íntegra do programa no player de áudio

Durante o debate, os ouvintes puderam acompanhar também o depoimento emocionado de alguém que vive as angústias geradas pelo suicídio. A manifestação é referente a um dos casos que ocorreu em Marau em 2019. Amigo da vítima fala sobre o sentimento e a necessidade de reflexão sobre a importância de pedir ajuda.   

A campanha Setembro Amarelo é dedicada à conscientização para a prevenção do suicídio. Foi criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida - CVV, Conselho Federal de Medicina - CFM e Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Desde então, o mês de setembro é pintado de amarelo, a cor que alerta, que impõe uma pausa para a reflexão, bem como para ações de combate ao suicídio, responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo.  

Em Marau, os números de casos de suicídio confirmados no primeiro semestre de 2019 já é superior aos dados de 2018, quando foram registrados seis casos durante os 12 meses do ano. Segundo o Setor de Vigilância em Saúde, no ano passado, registradas 38 tentativas de suicídio de pessoas do sexo feminino, e 10 do sexo masculino. Os dados chegam ao setor através das Estratégia Saúde da Família, Setor de Urgência e Emergência do Hospital Cristo Redentor, Delegacia de Polícia Civil e consultórios psicológicos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais