Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretaria de Saúde de Vila Maria faz campanha para motivar doação de sangue

por Ana Lúcia Jacomini

Grupo de doadores será levado ao Hemopasso na próxima quarta-feira, 17/06

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Vila Maria está oferecendo transporte gratuito até o Hemocentro Regional de Passo Fundo - Hemopasso, para as pessoas que possam doar sangue. A saída será às 7h30, no Hospital Carlos Cerato, na próxima quarta-feira, 17/06. Os interessados precisam confirmar presença pelo telefone 3359.1200, informando também os números de CPF e RG. Também é possível se inscrever na campanha, usando este link.

Conforme os organizadores da campanha, serão tomadas todas as medidas para prevenção ao novo coronavírus, sendo obrigatório o uso de máscara e o distanciamento entre as pessoas. Somente metade da lotação será ocupada. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Os requisitos para doar sangue são estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

• Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

• A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.

• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais