Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Médico explica as diferenças entre dengue e leptospirose

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Odolir Bordin, médico
Foto: Arquivo/Tua Rádio

A leptospirose e a dengue são doenças diferentes, porém, elas estão sendo confundidas pelas pessoas por uma razão muito simples, os sintomas parecidos. Em entrevista para a Tua Rádio, o médico Odolir Bordin, falou  sobre a leptospirose e em que ela se semelha com a dengue.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, a doença, já bastante conhecida, tem algumas medidas de prevenção como, tomar a vacina, evitar acúmulo de água, manter calhas, piscinas e aquários limpos, colocar areia nos vasos de plantas e colocar telas nas janelas. Entre os sintomas estão à febre alta, dor de cabeça, manchas na pele, cansaço, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos e dor atrás dos olhos.

Já a leptospirose, é uma infecção aguda potencialmente grave causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies para os seres humanos. Estes animais podem ser roedores, suínos, caninos, felinos e bovinos.  O contágio pode acontecer pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada.

Entre os sintomas estão, febre alta, mal estar, dor muscular, dor de cabeça e tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrio, náuseas, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo. O doutor ainda chamou a atenção para a importância do diagnostico e tratamento precoce, a doença em estágio mais avançado pode trazer graves complicações como, por exemplo, hemorragias, complicações renais e coma. Em casos mais graves pode levar a morte.

Há também meios de prevenção da doença que podem ser realizados de forma fácil, e entre elas estão, dar atenção especial as medidas básicas de saúde, ferver a água antes de beber ou cozinhar, lavar os alimentos principalmente os consumidos crus, embalar bem os lixos, vacinar os animais, não deixar a caixa da água aberta e não se medicar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais