Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo

Baixar Áudio por Julia Xavier

Estabelecido pela ONU, mês abre espaço para visibilidade do Transtorno do Espectro Autista

O quebra-cabeça representa a complexidade do TEA
Foto: Reprodução Canva

A campanha Abril Azul tem o objetivo de conscientizar e informar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nome oficial para designar o autismo. A condição se caracteriza pelo déficit nas áreas de comunicação social e de comportamento, se manifestando em diferentes graus e englobando diferentes comportamentos.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada a Roselaine Prestes, médica pediatra, conta que o TEA é um distúrbio de desenvolvimento da criança, portanto, os sinais aparecem durante o crescimento, resultando em um desenvolvimento atípico.

 Assim, alguns sinais do autismo em bebês são o atraso na fala, dificuldade de rolar ou caminhar, a falta de interação com os pais, bloqueio em olhar nos olhos ou desviar o olhar. E em crianças, a dificuldade de atender quando chamados pelo nome, se isolar para brincar, não procurar interagir, fazer movimentos repetitivos, como movimentos de balanceio e procurar sempre manter os brinquedos organizados e regrados. Um sinal de alerta são as perdas de habilidades, por exemplo, um bebê que falava, chamava ou resmungava e para de interagir.

Roselaine conta que o TEA possui muitas variações e não é uma síndrome com sinais e sintomas restritos. Portanto, a classificação em graus vai da evolução do paciente e introdução precoce de terapias, como fono, fisio e terapia ocupacional, desta forma criando a possibilidade de descobrir talentos e melhorar seu desenvolvimento. Ela comenta também, que a criança tem uma melhor adaptação neurológica desde o nascimento até os cinco anos, portanto a necessidade de diagnosticar e acompanhar cedo os casos.

“A partir do momento que se tem conhecimento da doença a gente consegue respeitar o paciente autista e a sua família” complementa a médica.

 

Para saber mais sobre o Transtorno do Espectro Autista ouça, no player de áudio desta matéria, a entrevista na íntegra com a Médica Roselaine Prestes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais