Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

A fisioterapia para o tratamento de bruxismo

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Alinhamento e destravamento muscular auxiliam na diminuição da tensão dos pacientes

Foto: Divulgação

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, apontam que 26,8% dos brasileiros possuem diagnóstico de ansiedade, mais do que isso, indica que um terço da população mais jovem (18 a 24 anos) é ansiosa. Dentro das diversas situações que esta parte da população enfrenta está uma outra condição de saúde, o bruxismo. 

Não significa que todas as pessoas que possuem o diagnóstico de ansiedade  terão bruxismo, nem que o quadro afeta apenas essa fatia da população, porém, situações que provoquem a ansiedade e o estresse são os principais causadores da condição. 

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, a fisioterapeuta Gabriela Durante explicou que o ato de ranger os dentes pode ocorrer tanto durante o sono, quanto ao longo do dia, mesmo que o paciente não perceba. Além dos prejuízos odontológicos, o bruxismo pode prejudicar a musculatura e até mesmo chegar a um desgaste articular em casos mais graves.

Muitas vezes, explica a fisioterapeuta, o primeiro passo do tratamento é a utilização da plaquinha de proteção dos dentes, porém, muitos pacientes relatam que mesmo fazendo o uso correto continuam sentindo dores de cabeça, na região da mandíbula e até no pescoço. É aí que a fisioterapia pode auxiliar. 

No tratamento fisioterápico e de quiropraxia o profissional faz o alinhamento e destravamento dos músculos, o que diminui a tensão e melhora o relaxamento - consequentemente, diminui as dores e traz mais qualidade no sono. 

De acordo com Gabriela, não existe um número exato de sessões para o tratamento, porém, a maioria dos pacientes apresenta uma melhora significativa já na primeira sessão. O importante, explica ela, é estar atento aos sintomas e buscar ajuda profissional sempre que necessário. 

A entrevista completa com a fisioterapeuta e quiropraxista, Gabriela Durante, está disponível no player de áudio da matéria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais