Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Passo Fundo tem três casos suspeitos de dengue

por Ana Lúcia Jacomini

Primeiras notificações devem ter laudos divulgados na semana que vem

Imagem ilustratriva, Aedes aegypti
Foto: Reprodução/EBC

O ano de 2018 já contabiliza três casos suspeitos de dengue em Passo Fundo. A notificação mais recente foi feita nesta quarta-feira, 10/01. Os dois primeiros são moradores do Bairro Santa Marta e o último do Bairro Victor Isller. Eles apresentaram febre alta de 39 graus, somada a outros sintomas como dor muscular, dor no corpo, náuseas, vômito, perda de apetite e manchas vermelhas na pele.

Ivânia Silvestrin, profissional da Secretaria da Saúde daquele município, conta que assim que a vigilância recebe as notificações das unidades de saúde, desloca uma equipe de agentes de endemia para o local onde a pessoa com a suspeita da doença reside. Na região, é feita a verificação da existência de focos positivos do Aedes aegypti, que também é o transmissor do Zika Vírus e da Febre Chincungunya.

Se confirmada a presença de larvas ou mosquitos adultos, é feita a pulverização no raio de 150 metros, principalmente para eliminar a fêmea. No Bairro Santa Marta não foram encontrado focos positivos. As suspeitas das duas primeiras notificações devem ser confirmadas na próxima semana. O resultado leva, em média, de 10 ou 15 dias para ficar pronto. Os trabalhos no outro bairro já começaram. A recomendação para evitar focos do mosquito é de não manter água parada em nenhuma hipótese.

*Com informações da Rádio Uirapuru

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais