Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vacina diminui as chances de contaminação pelo vírus HPV

por Taliane Radaelli

Doses são ofertadas pelas Redes Públicas e Privadas de Saúde

Foto: Divulgação

O HPV - Papiloma Vírus Humano é um dos principais responsáveis pelo câncer do colo do útero, câncer vaginal e de vulva e câncer de pênis, para os homens. A infecção que preocupa o público jovem e adulto tem prevenção e inicia desde a infância, com a aplicação da vacina HPV Quadrivalente. Sobre o assunto, conversamos com a enfermeira e proprietária da clínica Companhia da Vacina, Alexandra Dull, e com a técnica de enfermagem, Maristela Xavier. 

A vacina é ofertada pelo SUS - Sistema Único de Saúde para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos, ambos recebem duas doses no intervalo de seis meses. Na rede privada as doses podem ser aplicadas em mulheres de até 45 anos e homens de até 26 anos. Como explica Alexandra, o uso de preservativo feminino ou masculino e a realização regular do exame preventivo também são métodos importantes de prevenção. 

De acordo com Maristela Xavier, a transmissão do vírus pode acontecer durante a relação sexual, contato com pele ou mucosas infectadas ou ainda, de forma mais esporádica, pelo contato com objetos contaminados. Ela ainda reforça que o público jovem, em especial os adolescentes, são mais propensos à infecção. As chances de contrair o vírus diminuem com o passar da idade, porém, as medidas de prevenção não devem deixar de ser seguidas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais