Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxumba: sintomas e precauções

por Camila Mendes

Aumento no número de casos da doença chama a atenção

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Revista Mais Matérias

Embora sem notificação oficial do SUS, Sistema Único de Saúde, profissionais médicos confirmam um número elevado de casos de caxumba em Passo Fundo – maior cidade da Região do Planalto Gaúcho. A doença é caracterizada por mal estar, febre, sintomas típicos de um estado gripal e aumento nas glândulas salivares, as parótidas.

Em entrevista para a Rádio Alvorada, o otorrinolaringologista Erik Xavier, explicou as precauções que se deve ter, para evitar o cotágio. “É um processo infeccioso causado por um vírus, é transmitindo através de espirros, tosse, compartilhamento de talheres, copos, pratos e outros objetos. O vírus pode permanecer até oito dias após inicio dos sintomas, explica o médico.

O tratamento adequado é ficar em repouso e fazer os tratamentos sintomáticos, com medicamento indicado por profissional. Conforme o médico, no caso de crianças, é importante os pais ou responsáveis conferirem a caderneta de vacinação de seus filhos, para certificar-se que eles foram vacinados ou não, contra o vírus.

Ouça a entrevista dando player no áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais