Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

HSVP lança segundo fascículo da campanha

por Rudimar Galvan

O câncer é uma das doenças que mais mata pessoas

No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer já representa a primeira causa de morte, por doença, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Este dado aponta para um problema de saúde pública, que merece atenção da população e dos profissionais de saúde. O câncer infantil não é prevenível, sendo o diagnóstico precoce o grande aliado para o combate da doença. Nas últimas décadas, o progresso no tratamento foi extremamente significativo, visto que hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A partir destes dados e com o foco no diagnóstico precoce, o Centro de Oncologia Pediátrico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo criou o projeto de educação continuada “Atenção, pode ser câncer!”, que busca através de fascículos contínuos levar informação e conhecimento para profissionais da saúde. Neste mês de julho, o projeto lança o segundo fascículo que traz o tema “Câncer Infantil: o vilão está atrás das grades?”.

O projeto que tem apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e é coordenado pelo médico oncologista pediátrico do corpo clínico do HSVP, Dr. Pablo Santiago, pretende abrir um canal de discussão sobre as neoplasias na infância e adolescência. Os fascículos escritos por especialistas da área, são encaminhados trimestralmente para profissionais de saúde das regiões norte e noroeste do estado, além de estarem disponíveis no site da SPRS. “Recebemos no HSVP pacientes de várias cidades e muitos, em estágio avançado da doença. Por isso, precisamos reforçar as informações para o atendimento primário, para que os profissionais alertem-se sobre o câncer e possam diagnosticá-lo logo no seu início. O câncer ainda é um tabu e muitos pensam nele como uma doença incurável. Porém , hoje em dia as chances de cura chegam a 70%, quando o diagnóstico é realizado precocemente”, pontua Santiago.

No segundo fascículo do projeto, a Oncologista Pediátrica e professora do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dra. Mariana Michalowski, traz informações acerca dos avanços do tratamento e a cura do câncer. Ela destaca em seu artigo que, para aumentar os índices de cura e diminuir a taxa de mortalidade, os pediatras ou médicos generalistas devem conhecer os principais sinais de alerta do câncer infantil e caso tenham alguma suspeita, encaminhar o paciente ao especialista. “Recebemos avaliações bastante positivas da Sociedade de Pediatria e também dos profissionais que receberam os fascículos. As sugestões e opiniões a nós encaminhadas também são importantes para o andamento do projeto”, avalia Pablo, reforçando ainda que, a relevância do projeto reside no aumento das taxas de cura quando realizado o diagnóstico precoce.

Interatividade e troca de conhecimentos

Para tornar os conteúdos mais acessíveis e fomentar o diálogo, os fascículos receberam QR Codes, um código de barras que pode ser escaneado pelos celulares através da câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, mostra o link que irá redirecionar o acesso ao blog do Grupo Regional de Estudos em Leucemias e Hemopatias da Infância, onde é possível ler, comentar e opinar sobre o conteúdo disponibilizado nos fascículos, além de sugerir assuntos para os próximos. O conteúdo também está disponível no site da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, www.sprs.com.br.

Centro Oncológico completo

O Hospital São Vicente de Paulo é uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), de referência no tratamento de câncer infantil e adulto. Para tanto, a instituição disponibiliza profissionais capacitados, estrutura para diagnóstico, tratamento, radioterapia e quimioterapia, atendimento multiprofissional e integrado, possibilitando aos pacientes um hospital completo para tratamento do câncer.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais