Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Campanha contra a influenza começa nesta segunda

por João Pedro Varal Tartari

Secretaria da Saúde já distribuiu 828 mil doses aos municípios

Foto: Ascom SES

Nesta segunda-feira, 10/04, tem início a campanha de vacinação contra gripe influenza no Rio Grande do Sul. O público-alvo é de mais de cinco milhões de pessoas. Diferentemente das últimas edições, a estratégia deste ano é que a vacinação seja em etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuiu 828 mil doses aos municípios. Novos repasses estão previstos, de acordo com a chegada de lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Somados, esses grupos representam cerca de 3,6 milhões de pessoas. Para os demais públicos elegíveis, que totalizam mais 1,4 milhão de pessoas, serão disponibilizadas as doses –  sem estipulação de cobertura a ser atingida.

“A vacinação é uma das medidas de prevenção contra a doença, suas complicações e os óbitos. Além disso, contribui para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Dia D

Junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), a SES pactuou a realização do Dia D da campanha em 6 de maio. Na data, haverá postos abertos de forma extraordinária para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou data de mobilização, cabendo a definição a cada Estado.

O Rio Grande do Sul (assim como os demais Estados) tem registrado uma diminuição na procura pela vacina contra a gripe influenza. Nos últimos cinco anos, apenas em 2020 foi alcançada a meta de ao menos 90% de cobertura, sendo que o ano passado foi o de menor índice na série histórica.

A influenza

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

A dose pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais