Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UPF participa da elaboração do Manual de Cortes de Carne Suína

por Guilherme de Abreu

Publicação é organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal

Foto: Divulgação

A carne suína é a mais consumida no mundo e a demanda pelo produto cresce à medida em que alguns estigmas são superados. Com o aprimoramento do perfil genético dos animais e a organização da cadeia produtiva, a ideia de que porco é um animal sujo, transmissor de doenças e com gordura excessiva deve ficar no passado.

Nesse contexto, a Associação Brasileira de Proteína Animal publicou, no início deste ano, o Manual de Cortes de Carne Suína. O material descreve e ilustra os cortes de carne exigidos tanto pelo mercado brasileiro quanto para exportação. O professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) Elci Lotar Dickel, com o apoio de três acadêmicos, foi o responsável pela descrição dos músculos e da base óssea dos cortes apresentados no Manual.

Dickel, que é professor do curso de Medicina Veterinária e dos Programas de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp) e em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), dedicou-se por 37 anos ao Ministério da Agricultura na função de fiscal federal agropecuário, tendo ampla experiência em frigoríficos. Essa trajetória chamou a atenção da ABPA, que confiou a Dickel a responsabilidade de descrever, com base na legislação nacional e nas exigências internacionais, os modelos de cortes de carne que norteiam as práticas da indústria alimentícia brasileira.

Esse trabalho foi realizado no segundo semestre de 2014, com a colaboração do acadêmico do PPGBioexp Jair Rodrigues de Oliveira e dos estudantes de Medicina Veterinária Carine Pagnussat (hoje já graduada) e Luís Fernando Pedrotti. O Manual impresso foi publicado no início de 2015, e a versão on-line pode ser visualizada no site da ABPA (www.abpa-br.org). Para o professor da UPF, o consumo da carne suína deve crescer ainda mais, principalmente no Brasil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais