Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cerca de 10 mil consultas médicas são realizadas na rede pública de saúde em Marau

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Douglas Kurtz, titular da Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Camila Agostini/Tua Rádio Alvorada

A emissora tem recebido reclamação de ouvintes acerca de uma possível dificuldade em retirar fichas de atendimento nas Estratégias de Saúde da Família. O tema motivou uma conversa com Douglas Kurtz, titular da Secretaria Municipal da Saúde. A dúvida da população é se há falta de médicos no município. Para a emissora, o secretário explicou que, na verdade, a demanda por consultas triplicou em janeiro e fevereiro por conta da onda de casos de covid-19. A situação está começando a normalizar, segundo ele, tanto que a ala covid deverá ser desativada nesta semana.

Kurtz confirmou haver pelo menos um profissional em cada ESF e que não houve mudança na quantidade de fichas distribuídas, exceto em situação onde há médicos em férias, como ocorre todos os anos. Em bairros onde a demanda é maior, são dois profissionais médicos que atendem a população, reforça Kurtz. Ele explica não haver possibilidade, no momento, de aumentar o número de fichas de 10 consultas por dia para cada profissional, devido ao limite da capacidade de atendimento.

Conforme o secretário, já há pelo menos três anos que o total de consultas médicas por mês fica na faixa de sete mil. Contando os demais atendimentos feitos nos postos de saúde, esse número chega a 15 mil e, ainda, somando as consultas feitas no setor de emergência - na faixa de três mil por mês - e os atendimentos noturnos, chega-se a um total de 25% da população recebendo atendimento mensal na rede pública. Olhando para esses dados, Douglas reforça a importância da racionalidade no uso do sistema.

Ainda de acordo com o secretário, o modelo de agendamentos pelo fone 156 tem funcionado. O atendimento inicia às 6h da manhã já com pico de telefonemas o que, por vezes, pode congestionar as linhas. O secretário revela que já está em processo adiantado o projeto para duplicar o número de atendentes do sistema 156 e solucionar essa questão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais