Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cirurgia hepática por videolaparoscopia é realizada pela primeira vez no HCR

por Ana Lúcia Jacomini

Foi no iníco deste mês de março

Foto: Divulgação/HRC

No início deste mês de março, nas dependências do HCR, os médicos Matheo Casagrande e Ricardo Zanin, membros do CAD (Centro do Aparelho Digestivo) realizaram em uma paciente feminina, a ressecção de um adenoma de sete centímetos, localizado no lobo esquerdo do fígado. A técnica usada foi a videolaparoscopia com acesso glissoniano intra-hepático. A cirurgia não teve intercorrências. A paciente teve um rápido restabelecimento e recebeu alta 72 horas após o procedimento.O procedimento teve o acompanhamento também do médico anestesiologista, Olinto Adolfo dos Santos, além da equipe de enfermagem  comandada pela enfermeira gestora, Eliege Paz.

Conforme explica o Dr. Matheo, “os avanços técnicos da laparoscopia revolucionaram a terapêutica cirúrgica de grande número de doenças”.  “Nos últimos anos, esses avanços têm possibilitado a ressecção de órgãos sólidos como adrenal, rim e baço. No entanto, algumas cirurgias como a ressecção hepática, demoraram mais a serem consideradas efetivas devido aos riscos deste procedimento, o que fez com que por muito tempo fosse vista com ceticismo”, destacou.         

O cirurgião explica ainda que “a ressecção hepática foi uma das últimas fronteiras a serem vencidas pela cirurgia laparoscópica. As razões para o limitado desenvolvimento da hepatectomia laparoscópica não são muito claras, visto que a ressecção hepática é procedimento direto e único onde não há necessidade de reconstrução ou anastomoses”.

Segundo ele, discute-se muito, também, se esse procedimento deve ser realizado por cirurgiões com experiência em cirurgia laparoscópica ou por aqueles com experiência em cirurgia hepática. Conforme explica Dr. Matheo, as duas qualificações são absolutamente necessárias e recomenda-se que a cirurgia deva ser realizada, por equipe da qual participem um cirurgião com experiência em cirurgia do fígado e outro com experiência em cirurgia videolaparoscópica.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais