Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Ministro da Saúde inaugura equipamento de radioterapia no Hospital São Vicente de Passo Fundo

por Ana Lúcia Jacomini

Casa de saúde abrange uma área de dois milhões de habitantes, procedentes de 250 municípios

Foto: Divulgação

O ano do centenário do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo começou com novidades boas para a comunidade macrorregional, que utiliza os serviços de oncologia da instituição. Nesta semana, a direção do HSVP recebeu a visita dos ministros da Saúde, Ricardo Barros e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Acompanhados por uma comitiva de deputados federais, os ministros inauguraram o segundo equipamento de radioterapia, chamado Acelerador Linear. Além deste aparelho, Barros fez o anúncio de importantes recursos ao HSVP.

Com aquisição do segundo Acelerador Linear, que já está em funcionamento no Serviço de Radioterapia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, aumenta a capacidade de atendimento da unidade. No ano de 2017 foram atendidos 1.216 novos pacientes na Radioterapia do HSVP, sendo 82% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês foram atendidos 233 pacientes em tratamento. O valor do equipamento foi de R$ 5.270.429,10, com subsídio do Ministério da Saúde no valor de R$ 2.794.880,00.

Na oportunidade, o ministro Barros anunciou o destino de verbas para compra de um aparelho de Raio X Telecomandado Digital, valor de 1 milhão de reais e para aquisição de um PET CT, que custa aproximadamente 4 milhões e 500 mil reais. O anúncio foi comemorado pela direção, colaboradores, médicos do corpo clínico do HSVP, presentes na inauguração.

HSVP

 

O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David apresentou dados sobre infraestrutura, volume de atendimentos da instituição que neste ano completa 100 anos. Ele destacou que o hospital está com 675 leitos de internação. Abrange uma área de dois milhões de habitantes, procedentes de 250 municípios. Em 2017, o HSVP registrou 38.659 internações, sendo 64% pelo SUS. Para atender esta demanda, o São Vicente conta com 3.773 funcionários e um corpo clínico de aproximadamente 700 médicos. Referência em oncologia clínica, cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia, oncologia pediátrica e hematologia, o HSVP necessitava de um segundo Acelerador Linear, para dar maior agilidade ao tratamento radioterápico dos pacientes. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais