Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Medidas emergenciais intensificam combate ao Aedes Aegypti em Marau

por Camila Agostini

SMS confirma caso supeito de dengue ou chikungunya no município

Foto: Ilustrativa

O combate ao mosquito transmissor da dengue se intensifica todos os anos no país. As campanhas deste ano estão focadas em um trabalho de prevenção ainda maior. Isso porque, além da dengue, o aedes aegypti é também responsável por espalhar a febre chikungunya e o recém  identificado zika vírus. Uma vez confirmada a relação entre o zika vírus e casos de microcefalia, os registros da doença passaram a ter notificações compulsórias no país. O Rio Grande do Sul não tem casos notificados até o momento. Mesmo assim, a vigilância estadual e as secretarias municipais de saúde estão em alerta.

Em Marau há um caso suspeito para dengue ou chikungunya. Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, foi coletado sangue  para exame de laboratório, mas não há confirmação se o caso é mesmo de contaminação pelo mosquito aedes aegypti. Para intensificar as medida de prevenção, com supervisão da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, a vigilância realiza a aplicação de adulticida em áreas próximas à residência da pessoa que apresenta os sintomas

Desde 2013, Marau é considerado positivo para a dengue. No município há mais de 190 focos de larvas do mosquito. Além de larvas, foram localizados mosquitos adultos no município.  Para evitar a proliferação dos vetores, a população deve contribuir eliminando quaisquer formas de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Os casos de bebês com suspeita de microcefalia (má-formação do cérebro) continuam aumentando no Brasil. Segundo o mais recente balanço do Ministério da Saúde, já foram registrados cerca de 1.760 casos suspeitos em 422 municípios de 13 Estados e no Distrito Federal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais