Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Selo Empresa Amiga da Hemorrede destaca ações em favor da doação de sangue

por Camila Agostini

Certificação será entregue no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Foto: Reprodução / www.boavontade.com

Por indicação do Hemocentro de Passo Fundo, três instituições da região recebem no dia 25/11, em Porto Alegre, o selo Empresa Amiga da Hemorrede. A certificação será entregue pelo Governador José Ivo Sartori em cerimônia a ser realizada às 10h, que marcará as atividades do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A distinção concedida pelo Governo do Estado junto à hemorrede tem como principal objetivo distinguir empresas que demonstram preocupação social e solidária com a vida e que incentivam seus colaboradores a serem doadores permanentes.

Para participar, as empresas precisam informar e orientar os trabalhadores sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea e os procedimentos para fazer o cadastro no registro oficial de doadores. Às organizações compete ainda conceder aos trabalhadores oportunidade e condições para que eles se ausentem do expediente para ir ao banco de sangue ou hemocentro. O Hemocentro de Passo Fundo mantém em segredo os nomes das primeiras empresas que irão receber a certificação. De acordo com a coordenadora Claudete Mistura, o mais importante, porém, é que o selo incentiva a assiduidade das doações – ouça a entrevista no player de áudio.

Projeto incentiva aproximação entre o Hemocentro e a comunidade regional

Segundo a coordenadora do Hemocentro, o município de Marau ainda não aderiu ao projeto que prevê trabalho de capacitação de equipes técnicas nos municípios com o intuito de ampliar a possibilidade de doações de sangue através da unidade móvel. Municípios como Carazinho e Soledade estão habilitados e já passaram pelo treinamento de 30 horas junto aos profissionais do Hemocentro. Trata-se de um trabalho realizado em parceria com as secretarias municipais de saúde e profissionais do setor para suprir lacuna decorrente do número reduzido de funcionários que compõem a equipe técnica do Hemocentro. “Dessa forma, as ações da unidade móvel se tornam mais recorrentes e o Município acaba se aproximando do trabalho do Hemocentro e, consequentemente, no crescimento do número de doadores”, destaca Claudete. O número de contato do Hemocentro de Passo Fundo é o 3311 5555.

No Brasil, apenas 1,8% dos mais de 200 milhões de brasileiros doa sangue. De acordo com a OMS, um país precisa de, pelo menos, 3% a 5% da população como doadora para que não haja desabastecimento.

Campanha Alvorada e Maisnova

As rádios Alvorada e Maisnova promovem campanha para levar 40 doadores marauenses ao Hemocentro de Passo Fundo. A ação acontece no dia 25/11, sexta-feira. Para participar, os interessados devem se inscrever na recepção da Tua Rádio Alvorada. A saída do transporte está marcada para às 7h30 em diferentes pontos de parada para facilitar aos doadores. Mais informações podem ser adquiridas pelo 3371 0300. A campanha tem o apoio de Faé Tur.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais