Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Atendimento odontológico gratuito é oferecido em todas as ESFs de Marau

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Agendamentos devem ser feitos através da central 156

Atendimento é oferecido a todas as faixas etárias
Foto: Reprodução/Imagens Canva

As ESFs (Estratégia Saúde da Família) de Marau possuem atendimento odontológico diário para avaliação e tratamento de pacientes. De acordo com a coordenadora de Ações em Saúde do município, Fernanda Garbin, qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço desde que faça o agendamento através da central 156, a mesma utilizada para as consultas médicas. 

O atendimento inicial é feito durante a manhã para avaliação do paciente e após, se necessário, o próprio profissional organiza o retorno do para tratamento ou acompanhamento. Nas ESFs de cada bairro são realizadas obturações de cárie, limpeza dos dentes, raio x e tratamentos gerais. Se for necessário, o dentista fará o encaminhamento do paciente para centros maiores, onde há atendimento especializado.

Fernanda destaca que o acompanhamento e as consultas de rotina são importantes em todas as fases da vida, com atenção especial às gestantes e aos idosos. Problemas odontológicos podem causar complicações a gravides e prejudicar a saúde do bebe. No caso das gestantes, é possível solicitar a consulta odontológica durante as consultas de pré-natal.

Já os idosos, por muitas vezes utilizarem próteses, também precisam de um acompanhamento mais próximo com o profissional. Outro alerta feito por Fernanda é em relação ao câncer bucal e esse se estende a toda a população. 

A coordenadora de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde de Marau, Fernanda Garbin, ainda falou sobre os atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia e psicoterapia, oferecidos nas unidades de saúde. A entrevista completa está disponível no player de áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais