Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Terapeuta capilar fala sobre as fases de crescimento e queda do cabelo

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

se preferir, ouça esse conteúdo do player de áudio

Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

Que o cabelo interfere na autoestima da maioria das pessoas a gente já sabe, que os problemas com queda e crescimento se tornam grandes vilões, também! Mas o que está por trás do comportamento dos fios? Quem responde essa pergunta é a terapeuta capilar, Marcelle Tonial Lopes. 

O crescimento do cabelo é feito de fases!

De acordo com Marcelle, o processo de crescimento dos fios é feito de fases, sendo elas, a  anágena, a cartagena e a telógena. 

A primeira, explica ela, é responsável pelo crescimento em si, é um momento de intensa atividade do couro cabeludo para a formação de novos fios. Esse processo varia de acordo com a genética de cada um e pode durar de 02 a 06 anos. É nessa fase, acrescenta a terapeuta, que é definido o tamanho do cabelo, ou seja, até que ponto o fio irá crescer. 

A segunda fase, a cartagena, é de transição. É quando o fio sai da fase do crescimento e vai para o período da queda. Essa queda ocorre de forma mais expressiva durante a terceira fase, chamada de telógena. Portanto, é comum e saudável perder alguns fios diariamente.

Ainda, Marcelle destaca que as fases ocorrem em momentos diferentes da vida do cabelo, garantindo assim que a gente não fique careca. Praticamente todos os dias, acrescenta ela, algum fio está entrando em uma fase diferente. 

Quando se preocupar? 

O que não pode acontecer é a queda excessiva que cause falhas no couro cabeludo, por exemplo. Marcelle explica que isso acontece quando não há a produção de nenhum fio, seja por alguma doença do couro cabeludo, estresse ou outra patologia que esteja afetando a pessoa. 

Quando isso ocorre é essencial a busca por um profissional, o mais rápido possível. Isso porque, se o couro cabeludo permanecer por muito tempo sem a produção dos fios, pode haver uma cicatrização do orifício capilar, situação que é irreversível.

A entrevista completa com a terapeuta capilar, Marcelle Tonial Lopes, está disponível no player de áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais