Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Diabetes: mitos e verdades sobre a doença

por Deise Pagotto

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio

Foto: Reprodução/ Internet

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina - hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

No entanto, quando a pessoa tem diabetes o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia. E se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

De acordo com a nutricionista Ana Daniela Carnieleto, muitas pessoas associam o diabetes a pessoas obesas ou que comem muitos doces, mas isso é um mito, pois qualquer pessoa pode desenvolver a doença. Ouça a entrevista no player de áudio.

Normalmente a pessoa que tem diabetes deve realizar tratamento por toda a vida. O mais comum é a aplicação da insulina, que como objetivo controlar a glicose presente no sangue do paciente, evitando que apresenta picos ou quedas ao longo do dia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais