Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dois casos de H11N1 confirmados em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

No Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Saúde confirmou 89 casos. 25 pessoas morreram em função da influenza

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, através do Laboratório de Análises do Estado (Lacen/RS), dois casos de gripe Influenza em Guaporé. Os pacientes que contraíram a doença, sendo um de Influenza A (H1N1) e outro Influenza A (Não Subtipado), receberam o devido atendimento médico e encontram-se fora de risco. Não há registro de mortes no município. Porém, em solo gaúcho, são 25 mortes e 89 casos de gripe N1H1 confirmadas pelo Governo.

“Não sabemos se as pessoas viajaram e adquiriram o vírus em outros lugares. Mas os casos foram tratados e os pacientes estão em casa há algum tempo. Não são recentes. O Lacen demora até 30 dias para encaminhar os resultados. Então as pessoas se trataram. É bom que as pessoas saibam que as doenças são silenciosas e muitas vezes ficamos sabendo tardiamente”, destacou Regina Fin, enfermeira da Secretaria da Saúde de Guaporé.

Segundo Regina, quando há casos suspeitos para o H11N1, a equipe de atendentes do Centro Municipal de Saúde, ESFs e equipe médica do Hospital Manoel Francisco Guerreiro seguem as diretrizes que estão fundamentadas no Protocolo de Assistência para Manejo da H1H1.

“A princípio o tratamento de toda a pessoa suspeita de síndrome respiratória aguda é diferenciada das demais, pois seguimos um protocolo de atendimento, com detalhamento das condições e fatores de risco para complicações. Caracterizada a suspeita, o médico prescreve o antiviral, chamado Tamiflu, mas é importante que a primeira dose seja feita dentro das primeiras 48 horas de sintomas”.

A gripe H1N1 diferencia-se das demais viroses gripais pela intensidade dos sintomas, dores insuportáveis, febre de início súbito e sempre associados a tosse seca e dor de garganta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais