Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretaria de Saúde explica atraso na aplicação de segundas doses da Astrazenca/Fiocruz

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Marau já aplicou mais de 50 mil doses de vacina contra a Covid-19

Imagem Ilustrativa
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

Atualizada às 13h45

De acordo com o painel de imunização da Secretaria Estadual da Saúde, disponível no site do governo estadual, até esta quarta-feira, 06/10, Marau já aplicou 54.249 doses de vacinas contra a covid 19. São 32.879 pessoas vacinadas com a primeira dose e 21.079 pessoas imunizadas com as duas doses ou a vacina de dose única, até o momento. Em porcentagem, mais de 76% da população tem a primeira dose e mais de 48% tem o esquema vacinal completo.

Para a Tua Rádio Alvorada, a coordenadora de ações em saúde, Fernanda Garbin, explicou os motivos do atraso na aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca/Fiocruz. Questão levantada por muitos ouvintes da emissora. Segundo ela, o Ministério da Saúde preconizou - desde o início da campanha de vacinação, que os municípios não guardassem doses desse imunizante pois as segundas doses estariam garantidas, regra que foi cumprida em Marau.

Porém, o Ministério da Saúde também definiu que a Fiocruz fosse responsável pela produção do seu próprio insumo farmacêutico ativo - ifa, para não depender mais da importação deste que é o ingrediente necessário para a produção das vacinas. O laboratório, então, priorizou a produção de ifa e acabou por atrasar a produção de imunizantes.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a aplicação de segundas doses de  AstraZeneca/Fiocruz para quem recebeu a primeira até 14 de junho, está programada para acontecer após o feriado, na quarta-feira, 13/10, pois há previsão de chegada do imunizante a partir de envio do governo estadual. Até o início da próxima semana, será divulgado horário e maiores informações.

Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais