Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Confirmado caso de varíola dos macacos em Passo Fundo

por Ana Lúcia Jacomini

São 20 casos confirmados em todo o Estado

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul informou, em seu boletim diário, divulgado no final da tarde desta sexta-feira, 05/08, que o Estado contabiliza um total de 20 casos confirmados da varíola dos macacos. Dentre as cidades com casos confirmados está Passo Fundo, com a confirmação em um morador local. Este é o primeiro caso confirmado da doença na cidade e região. Os exames são analisados pelo laboratório do Estado após as coletas de suspeitas nos municípios.

A listagem das cidades com as confirmações e o número de casos   é a seguinte: Porto Alegre (5), Viamão (3), Caxias do Sul (2), Canoas (2), Esteio (1), Garibaldi (1), Igrejinha (1), Novo Hamburgo (1), Passo Fundo (1), São Marcos (1) e Uruguaiana (1).  A idade dos pacientes com os casos confirmados não é divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde.

 A varíola dos macacos é conhecida desde os anos 70, mas seus sintomas mudaram dos apresentados na época. Causada por um vírus, ela ainda traz mal estar, febre e feridas pelo corpo. No entanto, estas se apresentam de forma mais discreta, menores, como uma espinha ou, conforme últimos relatos, como uma crise de herpes, por exemplo. A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

*Rádio Uirapuru

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais