Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aversão ou Recusa Alimentar: Sintomas e Tratamento

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Fonoaudióloga Patrícia Zart fala sobre o transtorno

imagem ilustrativa (Foto: Reprodução/ Internet)
Foto: Divulgação

Nesta semana, a fonoaudióloga Patrícia Zart participou do quadro Saúde e Bem Estar da Tua Rádio Alvorada. Ela falou sobre o tema aversão ou recusa alimentar. Trata-se de um transtorno alimentar seletivo, mais comum em crianças entre dois e seis anos, mas que também é diagnosticado em adultos.

O sintoma mais comum é a seleção dos alimentos por cor, textura e cheiro. A criança recusa-se a comer os alimentos que não apresentam a textura ou a cor desejada, chegando a sentir náuseas. Em casos mais graves, é necessário o uso de uma via alternativa de alimentação, como por exemplo, a sonda ou até mesmo a gastrostomia.

O diagnóstico é normalmente feito através de uma entrevista detalhada com os pais em relação à rotina alimentar da criança. Os prematuros e as crianças que passam por algum processo cirúrgico importante, como é o caso dos cardiopatas, tem uma disposição maior a desenvolver o transtorno.

Cada criança recebe um tipo de tratamento, levando em consideração os sintomas, as causas e sua evolução. Normalmente é necessária uma equipe que compreenda profissionais de várias áreas da saúde, como pediatra, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e em alguns casos, fisioterapeuta.

Confira a entrevista completa com Patrícia Zart no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais