Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Como fortalecer o pulmão neste tempo de Covid-19?

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Este é o assunto do Saúde e Bem-estar

Foto: Divulgação

O Saúde e Bem- Estar contou com a participação da fisioterapeuta Juliana Scomazzon que dá orientações de respiração para fortalecer o pulmão, que é o órgão mais afetado, quando a pessoa é acometida pela Covid-19.

Conforme Juliana, na correria do dia a dia e também devido a ansiedade as pessoas fazem uma respiração mais curta e pouco ar chega aos pulmões. Por isso é necessário se fazer uma respiração longa, abdominal, aumentando a caixa torácica e dando ganho pulmonar.

Os exercícios são basicamente relacionados a fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão de ar, inspirando, segurando o ar e soltando após ao máximo, expirando, pela boca no mesmo tempo em que inspirou. Ela aconselha a fazer os exercícios sentados para não ocorrer um acidente caso der tontura ou outro desconforto.

Outro assunto tratado pela fisioterapeuta é sobre Sarcopenia em idosos. A Sarcopenia caracteriza-se pela perda generalizada e progressiva da força e massa muscular esquelética que ocorre com o envelhecimento e mesmo em pessoas saudáveis. Para fortalecer esses músculos ela indica, neste tempo de quarentena, alguns exercícios que podem ser feitos no uso de um cabo de vassoura, pelo menos duas vezes ao dia. É claro que o ideal é ser feito em academia, com acompanhamento, mas neste tempo de isolamento a prática em casa já auxilia no fortalecimento dos músculos, num todo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais